quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A organização do espaço físico e do tempo na educação infantil


Dorcas Tussi* Alexandra Fatima Lopes de Souza
publicado em 10/11/2009


O que é espaço? Analisando o sentido semântico apresentado por Forneiro (apud ZABALZA, 1998, p. 230), compreendemos que significa “[...] extensão indefinida, meio sem limites que contém todas as extensões finitas. Parte dessa extensão que ocupa cada corpo”. Este conceito de espaço pressupõe algo físico que pode ser preenchido por objetos. Uma “caixa” que pode ser ocupada, esta é uma forma abstrata de ver extremamente comum entre os adultos; no entanto, a criança percebe o espaço de forma diferente, para ela não existe a abstração de algum lugar, apenas o espaço e mais tudo o que pode ser colocado nele, ou seja, espaço são equipamentos, móveis, cores etc. Para os adultos, essa percepção é a do espaço já equipado.
O espaço pode ser compreendido, ainda, dentro da noção de ambiente apontada por Forneiro (1998, p. 232), que postula que o ambiente é o conjunto do espaço físico e mais a relação que se estabelece nele. Estas relações são descritas como afetos, relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, crianças e sociedade em seu conjunto. O espaço não é neutro. Ele permeia as relações estabelecidas e as influencia, na medida em que chega até o sujeito e propõe suas mensagens, implicitamente. Espaço é tudo e é indissociado da noção de ambiente.
Indo um pouco além desta visão formal e utilitária do espaço, podemos percebê-lo também como um “[...] espaço de vida, no qual a vida acontece e se desenvolve: é um conjunto completo”. Esta visão pode ser considerada vitalista porque se adapta à forma como a criança vê o espaço, pois ela o sente e o vê; portanto, “[...] é grande, pequeno, claro, escuro, é poder correr ou ficar quieto, é silêncio, é barulho” (BATTINI apud FORNEIRO, 1998, p. 231), a criança não o concebe abstratamente, pois ainda não tem desenvolvida esta capacidade. O que a criança pode ver restringe-se ao concreto, ao palpável. A criança vê o espaço da escola, da sua casa como algo concreto, e a partir do seu imaginário infantil o lugar para ela só é atrativo se puder interagir e vivenciar o ato de brincar. A partir disso podemos dizer que a infância é uma etapa diferenciada do mundo adulto; portanto, o seu modo de ver a vida é baseado no poder de manipular os objetos e criar formas lúdicas com eles.
Tonucci (1997) faz uma leitura crítica a partir de imagens sobre a influência que a escola e a família exercem sobre a criança procurando organizar o mundo dela com bases na noção de mundo do adulto.
Seu quarto - TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto alegre: Artes Médicas, 1997. p. 68.
        A forma como a criança percebe o espaço é diferente da lógica do adulto. O adulto o organiza, muitas vezes, não considerando a relevância da participação da criança na construção dele. Cabe aos professores o olhar atento para as especificidades do sujeito infantil e organizar o espaço de maneira que contemple o jogo, o brincar e o despertar do imaginário infantil. O espaço educativo deve ser prazeroso e voltado às necessidades de cada faixa etária na primeira infância.
        Ao falar de um espaço educativo não se pode deixar de mencionar a intrínseca relação entre espaço e organização. Nesse caso, percebemos a presença da geometria cartesiana como forma bastante marcante para organizar espaços. Ele é um lugar geralmente retangular, planejado, medido, ordenado, estabelecendo de maneira disciplinada os móveis e objetos; cada objeto em seu lugar determinado. Em se tratando de sala de aula há o espaço do brincar e contar histórias, o espaço para as atividades e para o lanche. Cabe salientar que juntamente com a forma disciplinada dos equipamentos da sala de aula há a disciplina do tempo. A organização do tempo em determinada atividade e espaço para cada momento da aula.
        É por essa razão que a esta discussão cabe focalizar o termo disciplinamento como categoria central de análise e também como parte integrante da educação das crianças em idade de educação infantil. Sobretudo no espaço, o disciplinamento é imprescindível. Ele permitirá atingir o objetivo de compreender quais são as estratégias de disciplinamento, pois é através da disciplina que poderemos observar as ações possíveis de autorregulação da criança no espaço educativo e seus mecanismos para essa ação. Logicamente que não se pode descartar o contexto como influente, porém a estrutura social e político-educacional está de tal forma posta e desenvolvida ao longo da história que “autoriza” a educadora, por meio dos próprios elementos constitutivos de sala (carteiras, materiais didáticos, disciplinas, regras de convivência e obediência), a práticas de disciplinamento. Isso pressupõe pensar que desde os primórdios da modernidade o homem se preocupa com a questão da disciplina.

O espaço educativo e as práticas de disciplinamento
         Pensar em disciplinamento implica pensar em tecnologias de individualização e de normatização do corpo infantil, na produção de sujeito dócil e útil. Estas tecnologias enfatizam como a escola e o Centro de Educação Infantil produzem e controlam através da organização do espaço físico o disciplinamento na criança. Kant (1996, p. 16) no século XVII já preconizava que “[...] a falta de disciplina é um mal pior que a falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo que não se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito da disciplina”. Não há pretensão de afirmar se autor está correto ou não, porém Kant, com esta ideia, permite que se promova um debate sobre a disciplina na escola. Kant (1996) foi o primeiro filósofo a caracterizar a escola moderna como responsável pelo disciplinamento dos corpos infantis nos espaços da instituição e concebe que a disciplina impede o homem de desviar do seu caminho, tendo como dever estreitá-lo, contê-lo, e através da educação instrumentalizá-lo para que retorne ao seu estado humano, ou seja, todo e qualquer manifestação de indisciplinamento às normas o homem se torna selvagem, animal. A disciplina submete o homem às leis da humanidade e o faz sentir a sua força, mas todo este processo de disciplinamento deve acontecer bem cedo; sendo assim, as crianças devem ser mandadas ainda pequenas à escola para que a disciplina tenha seu efeito sobre o seu corpo.
        A criança desde cedo é adaptada ao modelo escolar na educação infantil, pois na hora de fazer atividade deve ficar sentada e atenta ao que a professora está explicando, e a criança foge às regras é considerada sem limites e é preciso garantir mecanismos que a façam ter disciplina com o espaço e tempo da sala. A partir disso é possível pensar que a criança se torna criança, homem, mulher pela educação e ela é aquilo que a educação faz dela (KANT, 1996, p. 19).      
Para Assmann e Nunes (2000, p. 138), a arte das distribuições como uma categoria foucaultiana sobre as práticas disciplinares pressupõe que “[...] a disciplina é um tipo de organização do espaço”. Ela é uma distribuição dos sujeitos nos espaços escolares. No espaço educativo da educação infantil, trata-se de fechar, esquadrinhar e, por vezes, cercar estes lugares geometricamente para que não ocorra difusão das crianças. Para Duclós (2003, p. 2), a geometria cartesiana se pauta na importância da ordem e da medida. Para Descartes, na geometria não há dúvidas, ela é universal e simples. Assim, constituem-se a modernidade e as formas da organização do espaço educativo como verdades únicas, obtendo-se através das disposições dos materiais e objetos pedagógicos uma lógica capitalista, moderna, geométrica, lógico-matemática produzindo assim a infância.
Portanto, analisa-se a constituição do espaço juntamente com a organização colaboram na não difusão das crianças pelo espaço educativo. Cada espaço tem sua função e seu tempo de ser utilizado. Foucault (1987, p. 123), dentro da categoria arte das distribuições denomina uma subdivisão intitulada localização funcional, que tem como pressuposto compreender os espaços disciplinares como espaços úteis.
A organização do espaço colabora na criação de espaço útil, pois em determinado momento as crianças se dirigem aos cantinhos e deles é possível abstrair o máximo de proveito para que assim a professora possa realizar seu trabalho com rapidez e eficiência. Além disso, ajuda a professora a vigiar e visualizar todas as crianças ao mesmo tempo. Para exemplificar ainda mais, no espaço de atividades as crianças recortam, pintam, desenham, aprendem várias coisas. No espaço do brincar as crianças montam jogos, representam e imitam papéis sociais, pode-se averiguar que cada espaço tem sua função e ele deve colaborar na utilidade econômica do corpo e torná-lo docilizado em relação ao ambiente.
Para Foucault (1987, p. 123) quadriculamento “[...] é o princípio de localização imediata. [...] cada indivíduo no seu lugar e cada lugar um indivíduo. O espaço disciplinar tende a se dividir em tantas parcelas quando corpos ou elementos há repartir”. O quadriculamento exige, portanto, para a eficácia do poder disciplinar uma repartição o enquadramento das crianças no espaço. Quanto mais houver criação de espaços e organização do tempo em cada espaço maior é a eficácia do poder disciplinar.
Algumas exposições finais
         É central dizer aqui que a escola é um espaço que não neutro. Do mesmo modo ocorre com as instituições de educação infantil. A não neutralidade é comprovada quando se verifica que, por meio da organização e ocupação deste, planeja-se e propostas de trabalho são desenvolvidas. A criança que integra algum espaço educativo passa a ser “educada” e a relacionar-se com os objetos e materiais ali presentes e também terá seu comportamento modificado, ou seja, disciplinado.
Quando se aborda a questão do disciplinamento, a primeira impressão é a do sentido pejorativo a que esta palavra nos remete, porém esta categoria contribuiu significativamente na elaboração das análises, pois não possui conotação negativa. Foucault (1987) ajuda a compreender esta questão quando postula que a disciplina é um tipo de organização. Acrescenta que a disciplina é um conjunto de técnicas de distribuição dos corpos infantis nos espaços escolares e que tem como objetivos espaços individualizados, classificatórios e combinatórios, a fim de que as práticas disciplinares se incorporem nos sujeitos.
A educação infantil é um tempo diferente do tempo do ensino fundamental, portanto, precisa-se projetar espaços físicos que atendam ao ritmo de “ser criança” e à necessidade que elas participem da organização do espaço e tempo, estabelecendo com os profissionais que atuam com ela momento de interação e decisórios na produção destes espaços e tempos. A criança precisa encontrar no espaço educativo algo que não seja uma pré-escolarização, mas sim um ambiente que prime pela cultura infantil, seus valores e ansiedades. A infância é produzida por meio de subjetivações e não se evidencia o estabelecimento da existência de uma única ideia e correta sobre a criança, mas sim ela na sua relação com os familiares, professores(as) e amigos(as). A infância é algo de nossos saberes, de nossas tecnologias (LARROSA, 1998).
O espaço escolar é estabelecido dentro da lógica moderna de espaço fixo, sendo constituído e organizado por meio de discursos pedagógicos permeados de subjetividades. Evidenciam-se à luz das leituras que nos Centros de Educação Infantil as salas de aula têm fortes marcas “escolarizantes” (carteiras e cadeiras, quadro de giz e atividades pedagógicas). Os espaços podem, muitas vezes, ser organizados em espaços funcionais, ou seja, espaços construídos pela professora destinados a funções específicas, como o cantinho do brincar, das atividades pedagógicas e da leitura, propiciando, assim, o disciplinamento da criança.
Referências
ASSMANN, Selvino José; NUNES, Nei Antonio. A escola e as práticas de poder disciplinar. Perspectiva, Florianópolis, v. 18, n. 33, p. 135–153, jan/jul. 2000.
COUTINHO, Karyne Dias. Lugares de criança - Shopping Centers e o disciplinamento dos corpos infantis. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, setembro. 2002.
DUCLÓS, Miguel. As meditações cartesianas e o nascimento da subjetividade moderna. Baseado nas anotações de aula da professora Marilena Chauí. Disponível em: <http://www.consciencia.org/modera/desmedi.shtml> Acesso em: 1 nov. 2003.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento das prisões. Trad. Raquel Ramalhete. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 229-281.

HARVEY, David. A experiência do espaço e do tempo. In: HARVEY, David. Condição pós-moderna. 6. ed. São Paulo: Loyola, 1996. p. 185-289.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1996.

TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.

A construção da noção de espaço e tempo é um dos elementos fundamentais que constituem a inteligência da criança pequena. (PIAGET,1937, 1946a, 1946b; PIAGET; INHELDER, 1948). De fato, o espaço e o tempo são apontados por Kant (1980), como elementos essenciais de sensibilidade da realidade.


Como  você  entende que  deva  ser  a  organização dos  espaços para  propiciar  e  estimular o  desenvolvimento da  criança?

32 comentários:

Sandra Oesterreich disse...

Pessoal!!!

Não esqueçam, de que a data limite para comentar o texto postado acima, se encerra em 24/08. Portanto, vamos e leitura e mãos à obra.....
( prof. Sandra)

Natália Poeta disse...

Resposta para a pergunta do texto:
Para propiciar e estimular o desenvolvimento da criança,devemos proporcionar ambientes adequados,aconchegantes e amplos,para que se consiga ali,um bom desenvolvimento e consequentemente uma boa estimulação infantil.As influências do espaço onde a criança esta inserida são muito importantes,principalmente entre crianças menores,pois é naquele espaço que a criança irá desenvolver sua aprendizagem,seus contatos,interações com o meio,autonomia e identidade.Para uma boa estimulação e desenvolvimento infantil,também devemos proporcionar um espaço que ofereça liberdade de diferentes movimentos,com muita segurança para que a criança se sinta segura ao realizar seus movimentos e suas descobertas e que principalmente tenha a possibilidade de a criança interagir e se socializar com o ambiente e com as pessoas ao seu redor.
AMBIENTES SEM RISCOS E SEGUROS = APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO,SATISFATÓRIO E DE QUALIDADE

Natália Poeta de Azevedo
Pedagogia

Construindo Saberes na Educação do Campo disse...

A escola deve ser um espaço privilegiado para propiciar e estimular o desenvolvimento da criança num espaço educativo e social em que é fundamental a organização dos espaços adequados em que as salas de aula sejam bem limpas e arejadas, com o máximo de luz solar possível, de forma que as crianças consiam enxergar a rua pelas janelas, permitindo que as crianças sintam-se à vontade para desenvolver suas capacidades de criar e imaginar, bem como, interagir e serem capazes de exercer uma série de atividades.
o Objetivo princiapal hora de organizar estes espaços é planejar e organizar o espaço para a realização de atividades de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo atividades lúdicas, que explorem a música,o faz-de-conta,o teatro, imitação, dança, desenhos, literatura, etc. Levando consideração todas as dimensões humanas potencializadoras nas crianças: o imaginário, o artístico, o lúdico, o afetivo e o cognitivo.
Outra preocupação na organização do espaço são os materiais que são utilizados e a forma como estão organizados, a qualidade e adequação dos mesmos que são elementos essenciais para um projeto educativo.
Portanto, nesse aspect aspecto, é fundamental que ao promover espaços para o convívio social, o educador deve pensar em todos esses aspectos, bem como na privacidade do aluno e na sua autonomia.

Maria Beatriz oliveira da Silva disse...

Maria Beatriz Oliveira da Silva,resposta referente ao texto” Organização dos Tempos e Espaços na Infância”.

A organização do espaço pode contribuir e muito para uma Educação de Qualidade.
Uma área ainda pouco explorada na educação tornando-se cada vez mais importante é, nesse processo, da organização do espaço que desenvolvemos o aprendizado da criança que não podemos desconsiderar.
O espaço educa. seu planejamento nunca pode ser neutro.Sua formalização reproduz as concepções de quem o organiza.
A forma como e colocada os moveis, os materiais devendo ser feito o uso pelas crianças e adultos no seu dia-dia.
Porque o espaço é vida e desafio tanto para o professor quanto para á criança.
Principalmente nas faces do desapego. EX:primeira face-AMOR,AFETO,ATENÇÃO
Segunda face: TOQUES, ABRAÇOS, NECESSITADE DE BRINCAR, SEGURANÇA, SEGURANÇA. terceira face:LIBERDADE,RESPEITO E ESTIMULO.quarta face:DESAPEGO DOS PAIS.Porque para estimular a organização temos que estudar e ter conhecimento de diversos tipos e características de organização dos espaços e o seu papel na educação.Através da ROTINHA da criança que
Fazer um ambiente a onde à criança possa CRIAR IMAGIMAR ECONSTRUIR, ENSINAR E ORGANIZAR mostrar ara a criança que tudo tem seu tempo. EX:HORA DO LANCHE,HORA DAS HISTÓRIAS,BRINCADEIRAS ASSISTIDAS,PRESTAR ATENÇÃO,HORA DE FAZER SILÊNCIO.Mas deve ser feito um comparativo para podermos depois entender se está tanto certo essa maneira de organizar e estimular porque as vezes da mesma forma,ele pode ser ou não,para criança,um lugar acolhedor e prazeroso a onde ela possa brincar e ser sentir estimulada e feliz.A Educação Infantil é uma etapa da criança para os anos posteriores o seu objetivo não e somente para preparar os anos seguintes partido da forma que e colocada uma educação e organização de qualidade .Ela e capaz de satisfazer necessidades básicas das crianças em aprender e desenvolver-se.Sento que o seu trabalho deve estar no espaço que deve ser da e para a criança para que por meio deles,as crianças possam aprender e desenvolver-ser em todas as suas DIMENSÕES HUMANAS.Cabe,ao professor a correta utilização dos espaços,e a oferta de atividades de aprendizagens.Respeitando a necessidade de cada criança e procurando aprender a melhor forma juntos.As vezes alguns Educadores possuem idéias equivocadas a respeito do que seja qualidade na educação.Pensão que tendo um ambiente cheio de painéis e brinquedos luxuosos as crianças tem tudo que precisa para aprender.Mas esquecem que as vezes e em outros materiais e objetos de menos valor que podemos EXPLORAR o aprendizado com muito mais riqueza.


OBS: Professora o primeiro comentário,peço que desconcidere pois me confundi ao postar.Obrigado

TAMIRIS disse...

Que a organização do espaço deve começar pela sala de aula pois é nela que os alunos passam boa parte do tempo,a mesma deve ser organizada com vários tipos de cantinhos pedagógicos e com jogos lógicos, pois é através do brincar que as crianças aprendem. Neste momento pode se também trabalhar com a disciplina do aluno, como por exemplo:a hora de guardar um brinquedo no seu devido lugar. Concluindo a sala de aula deve se tornar um ambiente acolhedor onde as crianças aprendam brincando livremente pelos cantinhos pedagógicos, porém sempre com o olhar atento dos professores, sendo estes pessoas que instiguem e auxiliem as crianças a descobrirem o mundo que os cerca através do brincar, transformando a escola em um lugar prazeroso. O docente deve respeitar o tempo e a faixa etária de cada criança, pois cada um tem o seu tempo de aprender.
20 de agosto de 2011 15:30
Tamiris Conceição da Silva
Pedagogia

Jorge Jr Dihl disse...

Partindo do princípio que a criança tem em sua casa, um habitual costume dos ambientes, a primeira coisa a se fazer é organizar a sala para comportar um determinado número de crianças, em seguida fazer com que estas crianças se habituem e conheçam os diferentes pontos da sala de aula, iniciando uma leve noção de perspectiva de espaços e direcionamento.
Usar a linguagem das cores para diferenciar os espaços da sala de aula, usar objetos como pontos de referência. Mostrar-lhe que ao chegar à sala ela deve guardar sua mochila no local adequado, instigando-a a fixar este determinado local como único e específico.
Dando sequência à construção do conhecimento, mostrar-lhe que ao sentar à mesa de atividades, ela deverá ter disciplina e compor as atividades propostas pelo professor, claro que este profissional terá de ter o discernimento de saber que este conhecimento virá gradativamente, através de uma sequência de atividades.
Embora tenham a mesma noção teórica, cada professor terá a sua metodologia de trabalho, assim é em todos os ramos profissionais, cada professor irá construir junto ao aluno um conhecimento, também. Em pouco tempo de convivência o professor saberá dos costumes, manias e dominará boa parte do vocabulário desta criança.
O importante é que este profissional esteja satisfeito com aquilo que está fazendo e a concepção de que a construção do conhecimento é constante. A organização, supramencionada, é o básico, sucinta, com a convivência e a dedicação de professores e familiares, no sentido de acompanhar mutuamente a criança no meio a que esta sendo inserida, esta, desenvolverá o conceito de espaço naturalmente e estará construindo, com professores e pais, o conhecimento sobre as coisas que lhe serão coerentes com a idade.


Jorge Jr Dihl
Pedagogia

Jacila Denise disse...

A criança tem direito de conviver e explorar vários tipos de ambientes, objetos no entanto o papel da escola é proporcionar lugares e espaços distintos para que esta criança alcance seu objetivo que é desenvolver suas habilidades com alegria e satisfação naquilo que lhe esta sendo proposto a fazer esta criança estará aprendendo a descobrir novos meios de estar sendo motivado a conhecer novos espaços que lhe de sensação de liberdade para brincar com segurança sem estar apenas entre quatro paredes. Oportunizar para esta criança brincadeiras para que ela possa explorar o ambiente e pintar em paredes, pular corda,correr ter a sensação de conquistar um lugar onde era desconhecido e se sentir capaz.
Jacila Denise M. da Silva
Pedagogia

Elisandra Kaske disse...

Elisandra Ferreira Kaske da Silva
A criança se situa e vê o espaço de forma diferente que o adulto , por isso a importância que o professor no caso em sala de aula em organizar o espaço de acordo com a faixa etária em que a criança que encontra. O espaço deverá ser organizado de maneira que promova o desenvolvimento da criança, sendo acessível e que contribua e estimule a autonomia e desta forma o equilíbrio do seu corpo, onde a criança se sinta segura para explorar o ambiente e consequentemente o mundo que a
cerca. Sendo um espaço prazeroso , que permita que a criança brinque, crie e invente suas próprias brincadeiras e acima de tudo um espaço acolhedor.

Cibeli Corrêa da Silva Pedagogia disse...

A organização do espaço físico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança é um elemento indispensável para que ela possa brincar, criar e recriar suas brincadeiras, sentindo - se assim estimulada, pois é no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre tudo que a cerca.
As crianças devem participar de alguma forma da organização dos espaços, por isso o educador deve levar em conta seus gostos e preferências, para que o ambiente torne - se agradável e que desenvolva a curiosidade, a imaginação e a capacidade de expressão das crianças.

Rosana disse...

Cabe ao professor saber adequar os espaços as necessidades de seus alunos, estimulando-os a serem investigadores, para que possam desvendar cada cantinho da sala de aula com criatividade, sabendo o que é coerente ou não fazer.
A organização dos espaços se dá de acordo com cada faixa etária, pois cada criança apresenta característica própria da sua idade, não podemos ultrapassar seus limites. Os espaços devem oferecer as crianças vontade de estar em aula, temos que proporcionar ambientes coloridos, lúdicos e divertidos, que façam as crianças irem e virem sem medo, mas sempre ao olhar do educando, pois é desde muito pequenos que as crianças já estão participando da comunidade escolar.
É a partir dos estímulos que as crianças aprendem a ser disciplinadas, ou seja, organizadas.
Rosana Teresinha Rodrigues
21 de agosto de 2011 21:45
Pedagogia

VERENA ALBANUS disse...

Acredito que o espaço da sala de aula de educação infantil deve ser um ambiente estimular que faça a criança interagir e de forma subjetiva aprender diversas teorias. Este espaço deve priorizar como ja foi dito no texto a infancia, cabe a nós professores fazer com que ele seja rico em vivencias, que façam com que a criança ache seu própio espaço e seu tempo que aprenda a explorar o mundo de diversas formas. Neste local tem de haver trocas simultâneas de valores.

Claudia de Lima e Silva disse...

O Espaço escolar não se restringe apenas as salas de aula que no seu modelo mais antigo foram construídas pensando-se prioritariamente em impor a ordem e disciplina, Froebel e Montessori foram os primeiros a pensarem na importância da organização do espaço para crianças pequenas, propondo integrar liberdade e harmonia com a natureza e ainda hoje buscamos que o nosso aluno possa desenvolver a criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeira e todo espaço escolar escola deve ser explorado pedagógicamente.Claudia de Lima e Silva

Elida Z. de Souza Vianna disse...

Acho que o espaço em que se fala deve ser de uma sala de aula,bem ampla,bem arejada onde as crianças passam boa parte de sua infância,e aprendem várias coisas pois tem o seu espaço de criação,de reflecção,de brincadeiras,de ouvir,de falar e isto se estende a professora pois,ela delimitará o espaço de cada uma destas crianças onde elas vão passar a conviver e ser educadas.
Por isso,devemos estar sempre atentos as necessidades de cada criança,pois assim seremos bons educadores.E termos ambientes seguros para nossas crianças poderem se tornar crianças ou adolescentes bem resolvidos em todos sentidos.

Marília Machado da Silva disse...

Organizar os espaços e o cotidiano das crianças na Educação Infantil requer pensar em atividades diárias que estimulem o desenvolvimento das crianças a partir de suas necessidades e que levem em conta o brincar que é a principal maneira de aprender com entusiasmo nesta fase.
Para a criança os espaços são tudo o que sentem e o nele possam ver. A escola nos apresenta um espaço fechado, limitado onde se encontram mesas, cadeiras, as crianças estão sentadas desenhando, pintando,recortando cada uma com seu material.
É nesse espaço que as crianças conseguem estabelecver relações entre as pessoas, o mundo e observam este ambiente.
A partir de brincadeiras e jogos desenvolvem capacidades motoras e estabelecem uma relação com elas mesmas, ao perceber suas capacidades de criar situações e diálogos uns com os outros.
Uma das condições especiais para uma organização do espaço é fazer com que a criança manifeste sua independência ao realizar as atividades e de organizar este ambiente colocando os objetos em seus lugares, por isso é importante que possam ser movimentados e estejam ao alcance delas, fazendo com que as crianças consigam agir.
Os espaços devem ser organizados de maneira que estimulem o desenvolvimento da criança, onde o educador possa interagir e favorecer a interação entre as crianças, com objetos e espaços que sejam disponíveis e acessíveis para os mesmos, num ambiente organizado onde possam encontrar os objetos nos seus devidos lugares.
Os educandos devem possibilitar para as crianças brincadeiras, um ambiente aconchegante, onde possam ter contato com a natureza, tenham hábitos de higiene, desenvolvam a criatividade, a memória e a capacidade de se expressar.
A Escola de Educação Infantil constitui um local de troca e obtenção de informações e de um aprendizado que seja prazeroso e significativo. É neste espaço que se apresenta a grande parte das respostas e das perguntas necessárias para que as crianças compreendam o que aprendem.
Portanto torna-se importante, os profissionais da Educação Infantil ter acessos ao conhecimento sobre esta área da educação, para que tenham o poder de despertar na criança o gosto de aprender várias coisas, estimulando suas criatividade e seu gosto de brincar e, assim fazendo com que conheçam o valor de cada um.

Marília Machado da Silva/ Pedagogia

Andreia Abreu disse...

As escolas deveriam estar adaptadas para receber as crianças, com salas arejadas, tendo espaço para elas agirem sem ter perigo de se machucarem. Dentro deste espaço deve ter brinquedos pedagogicos, coloridos e até mesmo confeccionados, chamando sempre a atenção das crianças. Este espaço pode se expandir para a rua onde elas poderam aprender sem ser forçadas, elas iram gostar mais e ficaram querendo sempre mais, pois vai ser gostoso aprender. A Utilização de DVDs musicais também chamará a atenção. As pessoas que irão trabalhar com essas crianças deveram ser muito cuidadosas e passarem tranquilidade a elas, pois serão as pessoas que passaram a maior parte do tempo com elas, mas nunca esquecer que em primeiro lugar devemos respeitar sempre a hora de cada criança, incentivando e sempre dizendo para não desistirem. Assim será muito bom aprender.

Lúcia Cristina Kappke Vargas disse...

O espaço educativo deve ser de qualidade e higienizado regularmente, além de aconchegante, facilitando a adaptação e de conter objetos (desenhos, móveis, móbiles e brinquedos) coloridos que agucem a curiosidade estimulando esta criança a permanecer neste ambiente.
Alguns itens são fundamentais para tornar esse ambiente ideal como:
- A escolha das cores, que estudos comprovam ser atuante no desenvolvimento infantil;
- A segurança, contendo objetos e brinquedos coloridos adequados a idade e ao número de crianças;
- Espelhos, fantasias e diferentes texturas que estimulem a criatividade;
- Iluminação apropriada e boa ventilação;
- Tatame, para facilitar a higiene, evitar o frio e possíveis quedas;
- Lugar ao alcance dos pequenos para guardar os brinquedos, estimulando a organização;
- Berços ou colchões para a hora do sono;
- E, diversos cantos temáticos, como, por exemplo, o cantinho da leitura.
Enfim na organização dos espaços educativos devemos nos preocupar inteiramente com a criança, sua segurança, bem estar e educação.
Lúcia Kappke Vargas
Pedagogia

Juliana M. Martins... disse...

Acredito que a Organização dos Tempos e Espaços na Infância tem o objetivo de promover o
desenvolvimento integral das crianças e assim estimular a aprendizagem.
O espaço é muito importante mas nem todas escolas disponibilizam lugares adequados,por isso
organização do espaço gira em torno do professor,é ele que garante as experiências e desafios da criança. E assim trasformando o simples espaço em um mundo prazeroso.

Joséli dos Santos Leites disse...

A organização dos espaços para propiciar e estimular o desenvolvimento da criança deve ser realizado de uma forma em que as crianças sintam-se seguras e protegidas, para que possam explorar os espaços com confiança e segurança, já que é nessa fase que iniciam as primeiras necessidades e curiosidades de explorarem e conhecerem tudo ao seu redor, lugares, espaços e objetos.Para isso não podemos esquecer a diferença entre espaço e ambiente. Espaço é a distância entre dois pontos, extensão limitada, é a noção que a criança tem sobre os espaços que ela está inserido ou que está ocupando naquele instante, junto de móveis, equipamentos,objetos,cores e decorações.
O qual deve ser com cores alegres, equipamentos adequados e seguros, brinquedos e objetos que estejam ao seu alcance e que estimulem o aprendizado, e que os mesmos possam identificar através dos espaços as rotinas essenciais na vida de uma criança:higiene, brinquedo, alimentação e descanço.E o ambiente é o que cerca uma pessoa ou coisa, meio no qual se vive, este deve ser de respeito,carinho, harmonia, dedicação e afeto, identificando que cada um tem seu tempo e seu espaço e não deve ocupar o espaço do outro, ensinar as crianças que seu espaço termina onde começa o do outro o que favorecerá o desenvolvimento da disciplina e do limite. Academica Joséli

Aline Silva dos Santos disse...

Analisando o presente texto penso que a organização dos espaços para as crianças deve ser pensada e criada de acordo com as individualidades e particularidades de cada turma pois, muitas vezes temos presenciado educadores utilizando de uma mesma metodologia para várias turmas sem levar em conta as reais necessidades de cada uma.
Para que o desenvolvimento da criança seja pleno e alcance os objetivos previstos para esta faixa etária é necessário confeccionarmos juntamente com a turma cantos temáticos onde estes sintam segurança,estabilidade,emoção e principalmente sintam-se a vontade para criar, representar e imaginar nestes "cantinhos" que, se bem elaborados e construídos por "eles" lhes proporcionarão pleno desenvolvimento corporal, emocional e cognitivo.
Concluindo minha analise penso que depende de nos educadores oferecer aos alunos o estimulo necessário para que utilizem da melhor maneira possível os "espaços" oferecidos em sala de aula.
Aline Silva dos Santos
Pedagogia

Amanda Francielle dos Santos Silva disse...

Os objetivos essenciais da Educação Infantil são educar, cuidar e brincar, visando o desenvolvimento integral da criança. O espaço em que a criança está inserida influenciará de alguma maneira essas metas. Sendo assim, para que haja uma relação positiva entre o espaço e a criança, proporcionando e estimulando o seu desenvolvimento, os espaços deverão ser:
- Ambientes confortáveis e acolhedores onde a criança se sinta cuidada e protegida, ajudando nas relações afetivas das pessoas presentes neste espaço.
- Um espaço onde as crianças possam manipular brinquedos e objetos para a sua faixa etária, dando vida ao lúdico, criatividade e interação dos pequenos.
- Um espaço que desenvolva a autonomia da criança, com móveis para o seu tamanho e objetos úteis ao seu dispor. Dessa maneira a criança será um participante do meio em que vive e, consequentemente, um adulto mais social.
- Com a presença dos “cantinhos” como o de leitura, do brincar entre outros - indispensáveis para a qualidade pedagógica.
- Um lugar limpo e arejado, adequado com pinturas e temas significativos para a idade das crianças.
A organização do espaço não é motivo para não desorganizá-lo, pois a criança ao reorganizá-lo no término da atividade ou da brincadeira obterá noções de tempo e será disciplinada.
Segundo FRISON, 2008, pag. 170: “Pensar a organização do espaço físico é, portanto, levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais, contextuais potencializadas pelas crianças, ao utilizarem o imaginário, o lúdico, o artístico, o afetivo para aprender”.

Jaiana disse...

O espaço de uma escola que acolhe crianças de 0 a 5 anos precisa ser planejado de maneira que tudo seja organizado para proporcionar o conforto, a segurança e a interação das crianças com o ambiente e com os outros.
Para um melhor desenvolvimento dos pequenos, é fundamental que eles encontrem na sala de aula um ambiente agradável e estimulador, com recursos adequados para a faixa etária da turma(jogos pedagógicos, atividades dirigidas, brinquedos), no qual oportunizar diversas vivências.
Apesar do espaço físico ser relevante para as aprendizagens, a organização do tempo também é importante, pois qualifica as ações dentro deste espaço proporcionando um melhor aproveitamento do mesmo e dos recursos disponíveis. Para tanto, é de responsabilidade de cada professor organizar a rotina da sua sala de aula de forma a planejar o tempo de cada atividade de acordo com o ritmo dos seus alunos.
Essa organização do tempo e do espaço é uma maneira pedagógica de disciplinar como o próprio texto (A organização do espaço físico e do tempo na educação infantil)coloca, além disso, é uma forma da criança organizar o seu pensamento, construindo através de experiências cotidianas conceito de tempo e do espaço.

Jaiana Bosquerolli

Graziela Silva da Silva disse...

A criança desde muito pequena aprende a entender o mundo que a rodeia, por isso antes mesmo da alfabetização já tem algumas noções do espaço em que vive.
A criança quando brinca utiliza de seus recursos para explorar o "mundo", ampliando sua percepção sobre o ambiente e sobre si mesma; organizando os pensamentos além de trabalhar o seu espaço. Ela se desenvolve com muita habilidade para também compreender seu mundo físico e social, atribue explicações para os fenômenos da natureza e da sociedade.
Assim, o ambiente onde a criança vive deve ser acolhedor, harmônico e estimulador na aprendizagem, pois seja na família, creche ou escola seu espaço é muito significativo.

Joice Santos Martins disse...

A criança necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação,criação,construção,interação,expressão de emoções,elaboração de conceitos,e brincadeiras. Esse espaço não deve ser o mesmo para crianças menores e maiores. Não podemos esquecer que a criança em sua plenitude é um cidadão, que está construindo sua propria história, inserida num contexto, em lugares muitas vezes que não foram feitas para elas. É neste espaço físico que a criança estabelece relações e emoções. A organização deste espaço deve ser harmoniosa, colorida, com moveis e objetos que convidem as crianças à brincadeiras e interagirem entre si e com o adulto. O educador tem como dever respeitar o tempo de cada criança estabelecendo um vínculo de confiança entre professor e aluno.

Mª de Fátima Barreto disse...

O espaço educativo deve ser prazeroso e voltado às necessidades de cada criança de acordo com sua faixa etária.
A criança precisa encontrar no espaço educativo um ambiente agradável para que possa proporcionar o seu desenvolvimento. Também o espaço escolar deve ser um local onde as crianças possam ter liberdade para que tenham uma educação e um relacionamento saudável com seus professores, colegas e familiares, pois este ambiente precisa ser bem estruturado onde através da educação possa transmitir e proporcionar para criança algo onde ela sinta-se praticamente como se fosse na sua própria casa, ou seja, que essa criança deve ser bem recebida e tratada e estimulada para o desempenho do seu desenvolvimento.
Mª de Fátima Barreto
Pedagogia

Manalua Moraes disse...

Em relação ao espaço escolar,nós,educadores,devemos proporcionar a criança um espaço seguro,amplo,limpo e de qualidade para que a criança consiga se desenvolver tanto no seu meio social quanto afetivo, fazendo com que assim,a criança tenha uma boa interação com o meio onde ela esta inserida.

Rosani R Moreira disse...

É necessário que a organização dos espaços seja de acordo com a idade da criança.Precisa ser um ambiente planejado, adequado que possa ser explorado com segurança,pois sendo um ambiente bem organizado criará oportunidades de desenvolvimento da criança.As crianças por natureza são aventureiras, gostam de fazer descobertas e são movidas pela curiosidade.

ANDRESSA disse...

andressa

Marilucia Esvein disse...

Resposta para a pergunta do texto:

A forma como a criança percebe o espaço é diferente do adulto,e é por isso que os espaços educativos, tem que ser, lúdico, interativo, dinâmico, ou seja, voltado as necessidades de cada faixa etária. O espaço deve ser uteís, os chamados "cantinhos", onde a criança se dirige em um certo período de tempo, nesse momento é onde o professor deve extrair o máximo de proveito de cada criança. A Educação Infantil é um tempo diferente do Ensino Fundamental, então o professor precisa projetar os espaços físicos da sala de aula, para que atendam o ritmo e a necessidade de cada criança, sendo que cada espaço tem seu tempo e função adequado a utilização de cada criança.

ANDRESSA disse...

O ambiente da sala aula deve ser muito bem organizado, pois é através dos espaços feito em sala aula, como o cantinho do livro, o continho do conto, brinquedos pedagógicos que a criança vai se desenvolvendo. A exploração do ambiente leva a curiosidade da criança,logo vai se construindo esta percepção. Cabe também ao professor capacitado organizar este espaço de acordo coma etapa da criança, de modo que a criança possa ter um contato diretamente, pois é aí que esta curiosidade despertada acaba sendo processo educativo. O espaço deve ser bem arejado, um ambiente amplo, limpo, colorido, interessante, estimulante, aconchegante. Porém deve ter todo um planejamento, para que a criança tenha segurança e que se sinta bem acolhida. A interação do professor com o aluno também é muito importante, pois passando tranquilidade, segurança a criança acaba se aproximando, fazendo perguntas e com isso se desenvolvendo. E o mais importante, o educador deve ser bem preparado, dedicado e principalmente deve ter amor e carinho pela a sua profissão. Pois todos nós sabemos, assim como temos capacidade de ensinar, podemos sem querer destruir o ensino da criança se não estiver preparado.

Renata Della Nina Kern disse...

A escola deve proporcionar para seus alunos ambientes aconchegantes, para que a criança se sinta livre e segura, e nada melhor do que as próprias crianças ajudarem a construir este ambiente que tenha a cara deles. de nada adiante um professor organizar uma sala cheia de coisas que a criança não possa ao menos chegar perto.
e sempre que possivel mudar as posições das salas para não se tornar uma coisa chata para essas crianças.

Grazi S. Silva disse...

A criança precisa de um lugar acolhedor e organizado, ela necessita de um espaço com objetos que lhes proporcione a imaginação, criação, para que possam estimular nos campos cognitivo, social e motor. Um espaço em que a criança tenha a liberdade de andar, subir, descer e pular.
É preciso a orientação do professor em atividades nas quais estimulem a expressão de suas emoções e elaboração de conceitos e brincadeiras usando o seu espaço.
É interessante também a importância dos outros espaços fora da sala de aula, como o banheiro, refeitório, pátio para brincar. É o momento em que a criança precisa ser bem orientada, possibilitando a sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam.

Construindo Saberes na Educação do Campo disse...

O papel do professor na construção de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil.



Uma das maiores preocupações dos professores das modalidades da Educação Infantil e Anos Iniciais são desenvolver com as crianças a noção de espaço e tempo nas crianças, porque se sentem receosos, porque acreditam que os conceitos são muito complicados, por envolver conteúdos da física. No entanto, os problemas que as crianças enfrentam não envolvem complicados conteúdos da física, mas sim a coordenação dos movimentos e suas ordens temporal e espacial, em organizar os comportamentos confrontando aspectos subjetivos que são influenciados pelo egocentrismo.
Os professores precisam entender que o desenvolvimento da noção de tempo e espaço inicia na formação do embrião, que durante nove meses vai se formando e se adaptando ao espaço no ventre materno e ao tempo que permanece ali e segue se por etapas o seu desenvolvimento. Quando ela nasce, toda ação inteligente é fruto dos seus reflexos hereditários, que são atividades de sobrevivência e a construção da coordenação dos primeiros esquemas sensoriais e motores. Esses reflexos são transmitidos através da das capacidades genéticas. Nesse primeiro momento, a criança desenvolve a construção mental, assimilam propriedades mais genéricas de comportamento e a construção e coordenação dos primeiros esquemas que se ocupam em atividades como sugar, pegar, puxar, etc. é o estágio sensório motor que é caracterizado por uma estrutura mais profunda, que define as atividades lógicos matemáticas, cuja a construção antecede a função simbólica e a capacidade de representar as coisas em pensamento.
Nos primeiros meses de vida, a estrutura lógico-matemático vai se construindo a partir da coordenação dos primeiros esquemas que se volta para a noção do objeto permanente. O desenvolvimento vai além, a partir dos dez meses, de acordo com a cultura e as possibilidades de interação dos bebês com o meio que vivem, com desdobramentos, aliados ao desenvolvimento dos músculos e da coordenação motora.
Penso na importância de conhecer as etapas do desenvolvimento humano para desenvolver as práticas de educação que não podem ser revistas como uma atividade só do cuidar, mas também do educar com experimentações do objetos, das texturas, sons e das sensações em geral, explorando as possibilidades do meio e os desafios para chegar a outro ponto, aprendem os elementos seqüenciais para realizar uma tarefa. Outro aspecto que deve ser considerado é o planejamento da organização do espaço e dos brinquedos, que devem ser de acordo com a faixa etária das crianças e as necessidades da realidade deles. Uma sala bem ampla, arejada em que as crianças tenham acesso aos espaços e objetos que serão explorados, porque a rotina da Educação Infantil configura-se com um importante instrumento de construção do tempo em atividades diversificadas: hora da brincadeira, hora do lanche, hora do descanso, etc.
Portanto, um professor tem a importante tarefa de contribuir no desenvolvimento da construção do tempo e do espaço e a rotina da Educação Infantil pode superar práticas antigas, que almejam apenas o cuidados das crianças, porque a criança precisa se preparar para o Ensino Fundamental, para a troca de escola, de professores e se adequar ao tempo para cada atividade e as regras que cada atividade tem que contribui na construção de limites na formação da criança. Mas é preciso considerar importância da qualificação profissional do educador, que precisa estar sempre atento ao novo, em leituras e pesquisas sobre a área que está trabalhando, que no caso da Educação Infantil é voltado para as etapas do desenvolvimento humano e na coordenação dos movimentos em suas ordens temporal e espacial.

Roselaine Leites de Medeiros